LA MALA EDUCACIÓN - MÁ EDUCAÇÃO



APRESENTAÇÃO
Olá, amigas e amigos! Eu sou Wellington Lisboa, jornalista, publicitário e crítico de Cinema e apresento aqui, mais um número, mais um texto e podcast sobre filmes cults e clássicos.
Continuando sobre o tema relações humanas, como no episódio anterior (ENSINA-ME À VIVER), trago um filme, no mínimo, polêmico. E partindo para mais uma confidência, ele é um dos meus cineastas favoritos, prediletos mesmo. Sou tão fã deste diretor que, mesmo sabendo a sua nacionalidade, pesquisei a cidade onde ele nasceu. A primeira pista (e praticamente óbvia por causa do trailer), ele é espanhol! Nascido na cidade Calzada de Calatrava, uma pequena província de Ciudad Real, com vocês o meu, o seu, o nosso Pedro Almodóvar.
Seu nome completo é Pedro Almodóvar Caballero. Ator, produtor e roteirista, ele tem em seu currículo os filmes (aliás, uma lista enorme) Labirinto de Paixões (Laberinto de Passiones, 1982), Maus Hábitos (Entre Tinieblas, 1983), Matador (Matador, 1986), A Lei do Desejo (La Ley del Deseo, 1987), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios, 1988), Ata-me (Átame!, 1989), De Salto Alto (Tacones Lejanos, 1991), Kika (Kika, 1993), A Flor do Meu Segredo (La Flor de Mi Secreto, 1995), Carne Trêmula (Carne Trémula, 1997), Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre, 1999), Fale com Ela (Hable con Ella, 2002) e o seu último filme Dor e Glória (Dor e Gloria, 2019). Lembrando que, nesta "pequena lista", Antonio Banderas foi o seu ator protagonista em quase todos os filmes, inclusive, este último (alguns críticos arriscam em afirmar que esta película é um filme autobiográfico).

Pedro Almodóvar




Pedro Almodóvar e Antonio Banderas


FILME 

De todos os assuntos expostos aqui, é a primeira vez que trato do tema homossexualidade. Explanei de forma muito leve, no episódio TOMATES VERDES FRITOS. Mas desta vez, entro no assunto com força! A história se passa em Madrid, em 1980. Enrique Goded é um cineasta que passa por uma, digamos, crise criativa e tem dificuldade para preparar um novo roteiro. Neste momento, chega um ator que procura trabalho, apresentando-se como Ignacio Rodriguez, que por sinal, foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor de sua vida, em um colégio interno e religioso, quando ainda eram garotos e estudavam juntos.  Goded recebe do antigo amigo um roteiro com o título "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded faz a leitura do script com muita atenção. Ignacio narra as sérias predisposições de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo, que com ciúmes, percebendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita, diz que vai expulsar o segundo. Ignacio, sabendo que o sacerdote era apaixonado por ele, afirma que estará disposto a tudo para que isto não aconteça. Então, padre Manolo se compromete e molesta Ignacio, mas não cumpre o que prometeu e escorraça Enrique do colégio. As personagens Ignacio, Enrique e padre Manolo foram interpretados, respectivamente, por Gael García Bernal, Fele Martinez e Daniel Giménez Cacho. Esta é a história de LA MALA EDUCACIÓN (MÁ EDUCAÇÃO), lançado em 2004 pela distribuidora Fox Films.








Gael García Bernal


Fele Martínez


Daniel Giménez Cacho

Almodóvar sempre se declarou gay, mas ao mesmo tempo, rejeitava, como ainda rejeita o rótulo de "diretor gay", segundo entrevista cedida em 01 de setembro de 2016 (leiam este link). Acima de tudo, ele sempre gostou e gosta de incomodar a sociedade espanhola, e por consequência, a sociedade mundial, tocando em temas, no mínimo, "incômodos", ao menos, para a grande maioria que se sente importunada ao perceber assuntos, até então tidos como tabus, ainda.

HOMOSSEXUALIDADE, IGREJA E PEDOFILIA

Hoje, talvez, com menor intensidade, o mote homossexualidade é visto com quase naturalidade, se posso colocar esta expressão, mediante à preferência  por gênero de cada um. Conforme palavras escritas pelo crítico de Cinema, Robledo  Milani (ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, gestão 2016-2018, e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema), "O astro mexicano Gael García Bernal aparece em dois papéis simultâneos, que podem ou não ser o mesmo personagem: um misterioso candidato a ator e um travesti disposto a tudo para resolver um trauma de seu trágico passado. Alíás, é neste período quando tudo começa: dois garotos estudantes em um internato religioso, veem a paixão que surge entre eles ser interrompida devido a ação ciumenta do padre-diretor, que expulsa um, enquanto, apaixonado pelo outro, passa a abusá-lo sexualmente. Anos mais tarde, esse jovem reaparecerá em busca de vingança e aos poucos vamos descobrindo que sua determinação nesse sentido engloba uma visão muito maior do termo". Esses papéis são o próprio Ignacio e Zahara (inspirada em Sara ou Sarita Montel). Almodóvar mostra os seus filmes e sem nenhuma delicadeza, que homossexualidade e transsexualidade, rasgando o português claro, torra o saco entre os "normais". O preconceito contra travestis e pessoas que preferiram ou preferem mudar de o gênero original do sexo é imenso, grotesco e ameaçador.

Gael García Bernal - Ignacio e Zahara
                               
 
É publico e notório a formação de grupos, geralmente liderados por facções religiosas (ou não) e, também, por um coletividade que não segue nenhuma religião, mas em contrapartida, apoia as agressões e os assassinatos de gays, travestis e transsexuais por todo o Brasil. Em matéria publicada pelo site UOL, em 23 de abril deste ano, de acordo com o Grupo Gay da Bahia, em 2019 foram 319 registros de mortes  violentas contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais, ou seja, foram 297 homicídios e 32 suicídios, o que corresponde a 1 morte a cada 26 horas. Por baixo, por baixo grave esta situação! Parafraseando uma frase do ator Lázaro Ramos, em seu livro EM MINHA PELA (Ed. Objetiva), "seu lugar é aquele onde você sonha estar", isto é, traduz exatamente um mundo em que desejamos ser respeitados, independente de sua etnia, preferência sexual, gênero e religião. Sem jamais ter a intenção de me fazer de vítima e, mulheres, gays, lésbicas, travestis e transsexuais sob a mesma atitude, mas cada um de nós temos o nosso devido valor. Podemos e devemos lutar para que isto seja e aconteça, o que eu acredito que já começamos a mudar a paisagem deste quadro, mesmo em uma velocidade não tão rápida assim.
Outro assunto que incomoda mesmo é a pedofilia, cometida, principalmente, entre os religiosos sacramentados pela Igreja Católica. O número de casos noticiados em vários países, inclusive o nosso, é impressionante. O Papa Francisco já declarou e reconheceu os "erros da Igreja", referente à Bispos e Cardais acusados deste ato. Espero, de fato, que ele cumpra a sua palavra.
Espero que tenham gostado e, antes que eu me esqueça, voltarei com Pedro Almodóvar (risos). Deixem os seus comentários, suas sugestões e suas críticas na parte abaixo neste site. Assim que possível, eu retornarei. E se desejarem enviar e-mail, escrevam para tomlisboa17@gmail.com
Aguardem por mais mudanças, ok. Beijo grande no coração de todos!


Wellington Lisboa™ - 2020




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LARANJA MECÂNICA

BLADE RUNNER - O CAÇADOR DE ANDROIDES