TOMATES VERDES FRITOS


Apresentação

Olá amigas e amigos! 

Vamos dar continuidade ao sonho de criança e contar a segunda história (o segundo filme, melhor dizendo), tanto aqui no site, quanto em meu podcast.

Grande Depressão

Desta vez, vamos para os Estados Unidos, mais exatamente para o Estado do Alabama, detalhe, em uma péssima época que o país vivia, ou seja, a Grande Depressão. Para quem não sabe ou, não se recorda, este evento representou a verdadeira queda na Economia, com a quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929. Provavelmente, muitas pessoas desconhecem que sob a alcunha, o título de “maior potência do mundo”, os Estados Unidos viveram um dos piores momentos, se não, o pior momento de sua história.

O nível de pobreza que os americanos atingiram foi realmente impressionante. A primeira consequência séria que ocorreu foi o desemprego. Cronologicamente, a data de início do crack, da queda da bolsa de valores foi em 24 de outubro de 1929, conhecido como “Quinta-Feira Negra”, estendendo-se até o dia 29 de outubro. Pensam vocês que os Estados Unidos foram o único país atingido diretamente por esta crise? Claro que não! Outras nações foram drasticamente atingidas, como por exemplo, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Austrália e o Canadá.







As imagens acima mostram um pouco da situação dos EUA na época citada

Tomates Verdes Fritos - filme

Eu precisei recordar e explicar sobre este fato histórico, para entrar no segundo filme a ser abordado. E o desta vez é, TOMATES VERDES FRITOS. Baseado no romance, escrito por Fannie Flagg, Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe, este livro foi publicado em 1987 e o filme lançado no Brasil em 1991, pela distribuidora Universal Pictures. A direção coube a Jon Avnet, que tem em seu currículo filmes como "Os Três Mosqueteiros (Chris O'Donnell, Charlie Sheen, Kiefer Sutherland e Oliver Platt, 1993), "Justiça Vermelha" (Richard Gere, 1997), "As Duas Faces da Lei" (Robert De Niro e Al Pacino, 2008) e Cisne Negro (Natalie Portman, 2010).

Amizade Consolidada

Uma grande amizade entre duas mulheres, na verdade cunhadas, chamadas Idgie Threagoode e Ruth Jamison, interpretadas respectivamente pelas atrizes Mary Stuart Masterson e Mary-Louise Parker, é fortalecida pela morte do irmão de Idgie, marido de Ruth. Sendo que, este acontecimento é narrado, após longos quarenta anos, por Ninny Threagoode, personagem magistralmente interpretada por Jessica Tandy. Mas, essa história é contada para Evelyn Couch, uma dona-de-casa que vive um mórbido casamento e sem questioná-lo, representada pela grande Kathy Bates.

Kathy Bates (Evelyn) e Jessica Tandy (Ninny)

Em princípio, Evelyn visita  a tia de seu marido, Ed, uma senhora que apresentava desvarios mentais, quando conhece Ninny. Voltando à narração de Idgie e Ruth, a primeira torna-se bastante resistente a amizade com a segunda. Ruth se casa com Frank Bennett e muda-se para o Estado da Geórgia. Idgie tenta esquecer a estima que tinha por Ruth, mas não consegue. Ela decide visitar Ruth e se choca ao ver a amiga com marcas de agressão e grávida. Idgie recebe uma quantia do pai para iniciar um pequeno negócio, quando decide levar a amiga de volta para a cidade natal, mais uma vez, no Estado do Alabama, só que dessa vez, com o filho no colo, o pequeno Buddy, Jr. Vocês sabiam que no romance de Fannie Flagg, Idgie e Ruth tinham um relacionamento afetivo? Sim, é verdade! Sendo que, no filme de Jon Avnet, a homossexualidade foi exposta de forma bem sutil.

A Condição Social da Mulher

Já perceberam a questão social da mulher entre as décadas de 20 e 30, não já? Ou melhor, em séculos anteriores. Muito bem! Quando elas retornam, o marido de Ruth, Frank, não sossega, mesmo com o seu orgulho de marido ferido, em ter a sua "propriedade", a sua esposa de volta. É quando acontece um acidente misterioso. O caminhão, o qual, o esposo de Ruth era motorista, desaparece de forma inesperada. Este veículo é encontrado no fundo de um rio, mas sem o corpo do desaparecido. Por causa deste aparente sumiço, Idgie é considerada a primeira suspeita por ter uma discussão séria com Frank. Historicamente, após a libertação dos escravizados norte-americanos, o preconceito racial transforma-se praticamente em uma lei. E por que eu afirmo isto? Existia um personagem chamado Big George, primorosamente desempenhado pelo ator Stan Shaw. À propósito, o então ex-marido de Ruth, Frank Bennett, era membro da Ku Klux Klan. Idgie e Big George são acusados e presos pela morte deste, mas o xerife da cidade se oferece a libertá-la, caso a mesma jogue toda a responsabilidade em cima do empregado da fazenda.

Stan Shaw (Big George) e Mary-Louise Parker (Ruth)


Stan Shaw (Big George)

Cicely Tyson

Para concluir este mistério, foi comprovado o assassinato de Frank Bennett. A empregada, Sipsey, o havia matado por acidente com um golpe de frigideira. Isso mesmo! Uma pancada com uma frigideira foi a causa da morte, quando Sipsey defendia Ruth das agressões do ex-marido, quando este pretendia sequestrar o filho deles, Buddy, Jr. O cúmulo da bizarrice foi causado pelo pedido Idgie à Big George, para que este cozinhasse a carne de Frank e a servisse como churrasco. A intérprete desta personagem pertenceu a atriz Cicely Tyson, ganhadora do Oscar, categoria Melhor Atriz, pelo filme "Sounder", em 1972. E no ano passado, ela ganhou o Oscar Honorário, pela indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. E para quem não sabe, Cicely foi casada com o ilustre músico e trompetista Miles Davis.

Cicely Tyson (Sipsey)


Racismo, Machismo e Homossexualidade

Tomates Verdes Fritos aborda questões importantíssimas e em voga na sociedade de hoje, isto é, o combate ao racismo, o empoderamento da mulher e a homossexualidade. Não há mais lugar para pensamentos e atitudes retrógradas perante as (utilizando o termo entre aspas mesmo) "minorias", verdade seja dita, que nunca foram. Para quem não viu este filme, certamente eu indico. E para quem não viu, utilizando o trocadilho, "Vale à Pena Ver de Novo".

Ouçam aqui meu podcast e aguardem o próximo número. Quaisquer sugestões, críticas, comentários e avisos, façam os seus comentários abaixo ou, enviem e-mail para tomlisboa17@gmail.com, que eu retornarei assim que possível.

Aguardem as novidades!


Wellington Lisboa™ - 2020

Comentários

  1. Esse filme tem mensagens importantíssimas para reflexões e afirmações perante o comportamento social mundial atual. Parabéns Tom! Aguardando o próximo episódio ansiosos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LA MALA EDUCACIÓN - MÁ EDUCAÇÃO

LARANJA MECÂNICA

BLADE RUNNER - O CAÇADOR DE ANDROIDES